Unidades de saúde fornecem acompanhamento para hipertensos de Porto Alegre

0

Pacientes com diagnóstico de hipertensão que realizam tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS) podem procurar as unidades de referência de Porto Alegre ao menos duas vezes por ano para acompanhamento. 

Nas consultas realizadas nas unidades é possível fazer a medição de pressão arterial, para certificação dos níveis do paciente, a fim de conferir se a medicação utilizada no tratamento está adequada. 

O uso dos medicamentos para controle da doença garante um estilo de vida saudável aos pacientes. 

Segundo o médico da Diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, João Antônio Bonfadini Lima, também é importante adotar hábitos saudáveis como evitar o abuso de sal na alimentação e a ingestão de bebidas alcoólicas, além de não fumar e fazer atividades físicas regularmente. 

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a hipertensão arterial é responsável por mais de 50% das doenças e as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nas Américas. Em Porto Alegre estima-se que 25% da população seja hipertensa. 

Bonfadini comenta que é importante que o paciente mantenha um contato regular com os médicos para monitoramento da doença. É importante termos o diagnóstico, pois a hipertensão arterial é silenciosa e, se não tratada, pode ter graves consequências para a saúde, como acidente vascular cerebral, lesões no coração e no rim”, destacou. 

Confira os hábitos que ajudam a prevenir a hipertensão

Movimente-se – Pratique exercícios físicos pelo menos três vezes por semana.

Foque na alimentação saudável – Inclua legumes, frutas e verduras nas refeições, evitando alimentos ultraprocessados.

Reduza o sal – Use outros temperos naturais para ressaltar o sabor dos alimentos.

Modere o consumo de álcool – Menos álcool, mais saúde.

Baixe o peso – Excesso de peso sobrecarrega o coração e outros órgãos vitais.

Não fume – Se você fuma, tente abandonar esse hábito o mais rápido possível.

Tenha momentos de lazer – Descanse, relaxe. Aliviar o estresse ajuda a manter a pressão normalizada.