Vigilância Sanitária retoma fiscalização nas cozinhas hospitalares de Porto Alegre

0

Esta segunda-feira (20) foi marcada pela retomada das fiscalizações das cozinhas hospitalares de Porto Alegre.

A atividade é de responsabilidade da Equipe de Vigilância de Serviços e Produtos de Interesse à Saúde da cidade, e volta após a queda nos números da Covid-19.

As vistorias verificam o cumprimento dos requisitos higiênico-sanitários previstos em lei, como limpeza, higiene, controle de temperaturas das preparações e fornecedores, entre outros.

Estão sujeitas à fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital gaúcha 28 unidades de alimentação e nutrição hospitalar, além de 12 lactários e 24 unidades de nutrição enteral.

A pretensão da equipe de Vigilância é realizar uma vistoria por semana ao longo de 2022.

Qual a importância das vistorias sanitárias às cozinhas hospitalares?

Segundo Paula Rivas, gerente da Unidade de Vigilância Sanitária (UVS) da SMS, o trabalho de fiscalização sanitária é realizado com a perspectiva da importância da nutrição hospitalar.

Esta, possui papel fundamental para a recuperação e manutenção dos pacientes internados, e contribui diretamente para o bem-estar e melhora do quadro clínico dos mesmos.

Vistoria anual em Porto Alegre

Através da resolução da CIB 250/2007, estabeleceu-se como meta a vistoria anual das cozinhas hospitalares, lactários e unidades de nutrição enteral pela Vigilância Sanitária municipal do SUS em 100% das unidades que oferecem o serviço.

Nesta segunda-feira (30), a retomada das fiscalizações começou pelo Hospital Mãe de Deus, localizado no bairro Menino Deus.

Participaram da vistoria a gerente da UVS, a técnica em Nutrição da Diretoria de Vigilância Sanitária em Saúde (DVS) Ethiane Verdeco e Danielle Fick, nutricionista residente da UVS.

Como entrar em contato com a Diretoria de Vigilância Sanitária em Saúde de Porto Alegre?

Denúncias são recebidas pelo telefone 156, ou através do site 156web. Demais assuntos são através do Fale Conosco, pelo (51) 3289-2400.

A DVS de Porto Alegre fica localizada na Av. Padre Cacique, 372. Bairro Menino Deus, Porto Alegre – RS. 

Fonte: Prefeitura de POA