Você compartilha sua assinatura da Netflix? Prática será cobrada no Brasil; Veja

No Brasil, conforme o novo relatório fiscal da Netflix, a empresa cobrará pelo compartilhamento de senha entre usuários.

A expectativa é que o pagamento estreie até o final de março. De acordo com estimativas do portal TecMundo, o custo pode ficar em torno de R$10,00. A operação está em teste em países da América Latina, como Chile e Peru, e a nova taxa é aplicada para quem compartilha o login com pessoas em diferentes residências, o que ocorre em 100 milhões de domicílios, segundo levantamento do streaming. 

Com o intuito de facilitar aos assinantes a transição para o novo modelo, a companhia lançou a opção de transferir perfis para novas contas. Se, por um lado, é esperado que a cobrança extra ajude nas finanças a longo prazo, por outro, a expectativa é que ocorra perda de clientes. 

“À medida que trabalhamos nessa transição – e alguns usuários param de assistir porque não se converteram em novos pagantes – o engajamento em curto prazo pode ser impactado negativamente”, registra o texto. Porém, conforme analisado em outras localidades, é esperado que mais pessoas paguem pelo serviço com o passar do tempo.

A Netflix explica que a prática é prejudicial para a empresa, pois limita os ganhos com assinaturas e impede “a habilidade de crescimento a longo prazo” para novos investimentos na plataforma.