URGENTE: Alckmin é o atual presidente do Brasil? Entenda retirada de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou neste domingo (22) na sua primeira viagem internacional em seu novo mandato, com destino para Buenos Aires, capital da Argentina. Até o retorno de Lula, na quarta-feira (25), Geraldo Alckmin (PSB) assume o cargo de presidente em exercício.

A viagem de Lula busca reforçar a relação com a Argentina e tomar frente na liderança política entre os países da América Latina. Até quarta-feira, a agenda do presidente inclui a participação na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Selac) e visita á capital do Uruguai. Confira mais detalhes abaixo.

Alckmin assume cargo de presidência de forma interina pela primeira vez

Para a viagem, a comitiva presidencial conta com a presença dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Nísia Trindade (Saúde), Mauro Viera (Relações Internacionais) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).

Na agenda para a terça-feira (24), Lula fará a participação na cúpula do Celac, e também fará encontros com representantes da América do Sul, como o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Na quarta (25), ele visita Montevidéu, capital do Uruguai, para um almoço com o presidente Lacalle Pou.

Geraldo Alckmin é formado em Medicina e já atuou como vereador, deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador de São Paulo. Alckmin disputou as eleições com Lula para a presidência em 2006, em que foi derrotado no segundo turno em uma das mais acirradas disputas eleitorais da época. Disputou o cargo também em 2018, e acabou em quarto lugar na eleição que foi ganha por Jair Bolsonaro (PL).