Volta da obrigatoriedade do uso de máscaras no RS? Veja o que diz o governo estadual

Segundo informações prestadas pela assessoria de imprensa nesta sexta-feira (18), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul ainda não está discutindo possíveis alterações quanto à volta da obrigatoriedade do uso de máscara pela população.

Por enquanto, seguem valendo as recomendações divulgadas em nota do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19 na última sexta-feira (11).

Conforme o documento da semana passada, “o uso de máscaras de qualidade, e bem posicionadas sobre o nariz e a boca, volta a ser fortemente recomendado para a população, com uma atenção especial às populações mais vulneráveis para a doença”. O texto orienta ainda que se utilize a proteção “em ambientes com pouca ventilação e/ou quando estiver próximo de pessoas como proteção individual, além de evitar qualquer espalhamento do vírus ou exposição a ele”.

Questionada sobre a possibilidade da retomada de restrições, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre informou que “técnicos da secretaria analisam os dados diariamente e, se for necessário, as medidas serão tomadas”.