1ª via da nova carteira de identidade é emitida no RS; Descubra se você precisa fazer

0

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) iniciou, nessa quinta-feira (4), o encaminhamento da primeira via do novo modelo de carteira de identidade. O novo documento já está sendo encaminhado nos Postos de Identificação do IGP e nas unidades Tudo Fácil. 

A ação teve início no dia 26 de julho, em Porto Alegre. De acordo com o Governo do Rio Grande do Sul, já foram encaminhados 572 documentos. 

O novo documento utiliza o número do CPF como RG e é gratuito para primeira via. Porém não é necessário que a população em geral troque sua atual carteira de identidade pelo novo modelo. . “Apenas quem nunca emitiu um RG, como no caso das crianças ou de adultos que fizeram o documento em outro Estado, estão aptos a solicitar o novo modelo de documento,” explica a diretora-geral do IGP, Heloisa Kuser.

Para solicitar o novo documento nos Postos de Identificação do IGP é preciso apresentar uma certidão, seja de nascimento ou casamento, ou então a de casamento com averbação de divórcio, e informar o CPF, que para encaminhamento da solicitação do documento não deve possuir quaisquer restrições junto à Receita Federal. 

Os pedidos são feitos diretamente nos postos do IGP, porém a forma de atendimento varia para cada município, podendo ser realizado por ordem de chegada ou através de agendamento prévio feito no site do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Ainda não se sabe quando o novo modelo estará disponível para solicitação de segunda via. Caso o cidadão perca seu documento ou precise fazer uma nova via por outra razão, o modelo emitido pelo IGP será o vigente atualmente. É importante ressaltar que não é necessário ter pressa para trocar a identidade, pois o modelo será válido pelos próximos 10 anos, portanto os brasileiros têm até 28 de fevereiro de 2032 para solicitar o novo documento.