Frio intenso vai durar até o fim do inverno? Confira previsão
Uma intensa onda de frio tem atingido o Centro-Sul do Brasil desde o final da última semana. Uma massa de ar polar invadiu a região, trazendo consigo temperaturas extremamente baixas e fenômenos climáticos raros como neve e chuva congelada. Este frio não somente atingiu os estados do Sul, como também se fez sentir no Centro-Oeste e no Sudeste do país.
Em apenas três dias, a região Sul enfrentou dois episódios de precipitação invernal. Na noite de sexta para sábado, a região do Planalto Sul Catarinense foi surpreendida com neve, chuva congelante e chuva congelada. Já na madrugada de segunda-feira, o município de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, registrou neve e chuva congelada, um evento igualmente impressionante.
Onda de frio no Sul do Brasil se intensifica
A temperatura despencou consideravelmente com a chegada da massa de ar frio, e já são seis dias consecutivos de temperaturas muito baixas. Na terça-feira, Santa Catarina registrou -6,8ºC e hoje a mínima foi de -6,5ºC. No Rio Grande do Sul, os termômetros marcaram -5,3ºC na madrugada de ontem.
Esse frio intenso não se limitou ao Sul. No Centro-Oeste, as temperaturas também caíram fortemente, com valores negativos registrados no interior do Mato Grosso do Sul, onde a rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia apontou 0,0ºC. No Sudeste, a cidade de São Paulo, desde sábado, tem registrado mínimas de um dígito na estação oficial do Mirante de Santana.
As capitais São Paulo e Rio de Janeiro vivenciam um frio atípico para o mês de agosto, algo que não ocorria há 13 anos. Na terça-feira, a temperatura mínima na capital fluminense caiu para 8,3ºC, um valor bem abaixo do normal para a cidade. No Sul de Minas Gerais, a estação de Delfim Moreira registrou -5,8ºC hoje, enquanto ontem o mesmo local anotou -6,4ºC.
Frio continuará até o fim do Inverno de 2024?
Afinal, o frio deverá continuar? Há muitos especulando que este seria o último episódio de frio deste inverno. Segundo previsão da MetSul Meteorologia, não é o que deve ocorrer. Conforme os modelos meteorológicos, novos dias frios ainda são esperados nas próximas semanas, especialmente no Sul do Brasil.
Analisando projeções de anomalia de temperatura, a tendência é de mais uma incursão de ar frio na segunda metade de agosto. Mesmo após uma terceira semana de agosto mais quente, o frio pode retornar nos dias 23 ou 24 de agosto.
A variabilidade térmica tende a ser ainda maior a partir de agora. Isto significa que podemos esperar dias amenos ou quentes, intercalados com episódios pontuais de frio. Embora o fenômeno La Niña não esteja configurado, existe a possibilidade de ele surgir na primavera, o que poderia trazer incursões tardias de ar frio em setembro e outubro.