Ação Rua Adultos: projeto realizou 1.098 acolhimentos durante um ano em Porto Alegre

O projeto Ação Rua Adultos, lançado pela Prefeitura de Porto Alegre em agosto de 2021, abrigou 1.098 pessoas em situação de rua na Capital. Os atendidos foram encaminhados para acolhimento de acordo com sua história, condição e necessidade.

O trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), conta com o apoio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). A ação tem como objetivo abordar, em seus primeiros meses de trabalho, pessoas que estão em alta vulnerabilidade social. As equipes que atuam no projeto identificam e oferecem atendimento às necessidades das pessoas atendidas  através de serviços prestados pelo município. 

Ao todo, 12 equipes de abordagem são responsáveis pelo cadastro de 2.518 pessoas em situação de rua identificadas em Porto Alegre. 

  • Projeto oferece hospedagem e auxílio-moradia para moradores de rua

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, as pessoas cadastradas no projeto foram oficialmente abrigadas em janeiro deste ano. O chefe da pasta avalia que, até então, todos os padrões e metas estipuladas para o projeto inicial estão sendo mantidas. Voigt também aponta a possível necessidade de ampliação das hospedagens sociais e auxílio-moradia que estão sendo oferecidos. 

O trabalho do Ação Rua Adultos consiste agora, principalmente, em incentivar os cidadãos em situação de rua a aceitaram a ajuda e o acolhimento oferecidos. Os agentes procuram mostrar os benefícios do projeto para que estas pessoas possam recomeçar suas vidas em melhores condições. 

Outro desafio que as equipes da Prefeitura de Porto Alegre têm encontrado são os casos crônicos que necessitam de atendimento especial de saúde mental. Léo detalha que os casos crônicos são muito complexos, e necessitam de muito mais do que apenas atendimentos de assistência social, em saúde e emprego.