Brasil pode ter terremotos como o da Turquia? Entenda

Nesta segunda-feira (6), o sudeste da Turquia, que faz fronteira com a Síria, foi atingido por um terremoto, que ocasionou a morte de cerca de 600 pessoas. O terremoto aconteceu às 4h17 (22h17 de domingo no horário de Brasília). Na hora, muitas pessoas estavam dormindo, o que contribuiu para o grande número de vítimas.

284 pessoas morreram na Turquia e 230 na Síria. 2.323 pessoas ficaram feridas na Turquia e 639 na Síria. Segundo o ministro do Interior da Turquia, Suleymon Soylu, essas foram as cidades afetadas: Gaziantep, Kahramanmaras, Hatay, Osmaniye, Adiyaman, Malatya, Sanliurfa, Adana, Diyarbakir e Kilis.

O ocorrido foi noticiado no mundo todo, e muitas populações, inclusive a do Brasil, estão se perguntando se isso pode acontecer em seus países.

Terremotos como o da Turquia podem atingir o Brasil?

Apesar de alguns tremores terem sidos registrados no país, as chances de um terremoto como o da Turquia ocorrer no Brasil são muito pequenas. Entretanto, isso não significa que a população esteja livre de sentir os reflexos de grandes fenômenos como esse.

No último ano, oito tremores foram registrados na costa do Rio Grande do Norte. A população chegou a sentir alguns, mas nenhum deles causou problemas.

Segundo Marcelo Assumpção, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), quando se trata de terremotos, o Brasil é um dos países mais calmos do mundo. “Apenas algumas regiões da Antártida e o Centro-Leste dos Estados Unidos, que também ficam no interior de placas, são tão calmas.”

O professor explica porque algumas regiões do Brasil têm mais tremores. “São locais em que a pressão é maior ou é uma área mais fraca da crosta, mais fina.”

Assumpção ainda completa dizendo que o Brasil está em uma posição privilegiada em relação aos outros países.

Em resumo, a população brasileira não deve se preocupar com possíveis terremotos como os da Turquia.