Carnaval no litoral: praias do RS estão impróprias para banho! Veja lista

O boletim de Balneabilidade divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na última sexta-feira (10) informa que duas praias no Rio Grande do Sul estão impróprias para banho. Para evitar possíveis riscos à saúde, os banhistas que querem aproveitar o Carnaval devem evitar o Balneário Nova Palma, no município de mesmo nome, e o Balneário do Porto, em Santa Vitória do Palmar.

Entre os 90 pontos monitorados em 43 municípios gaúchos, 88 estão liberados para banho e não representam nenhum risco. Você pode conferir a tabela completa com cada um dos pontos através do site da Fepam. Confira abaixo as recomendações da fundação para quem quer passar o Carnaval na praia.

Recomendações para quem vai à praia no Carnaval

  • Banhar apenas nos locais determinados como próprios para banho
  • Não entrar na água em: época chuvosa, em período de cheia dos rios ou canais pluviais, em saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, ou nas primeiras 24 horas após chuvas intensas. Segundo a fundação, as águas podem estar contaminadas com esgoto doméstico.
  • Não tomar banho em pontos de concentração de algas, pois a água pode conter toxinas prejudiciais à saúde.

O que é o boletim de Balneabilidade do Rio Grande do Sul?

A Fepam realiza o Balneabilidade desde 1979, como parte do programa RS Verão Total, organizado pelo governo do estado. O projeto trabalha com coleta e análise de amostras colhidas em balneários no Rio Grande do Sul. A coordenação do programa é de responsabilidade do Departamento de Qualidade Ambiental.

Nos balneários da praia do Laranjal, o trabalho é realizado pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), enquanto a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) fica responsável pelas demais áreas estudadas.

Os dados do boletim, realizado semanalmente, são divulgados todas as sextas-feiras no site e nas mídias sociais da Fepam. Para quem quer conferir os melhores pontos para o Carnaval no litoral de forma mais prática, os resultados são disponibilizados também no web aplicativo do Sistema de Balneabilidade, que demonstra em um mapa exatamente quais locais estão próprios ou impróprios para banho.