Rio Grande do Sul entra para lista dos lugares mais quentes do mundo

Um mapa divulgado pela Universidade do Maine, nos Estados Unidos, mostra que o Rio Grande do Sul se encontra em uma das três regiões de maior temperatura no mundo. A área engloba, além do estado gaúcho, o Uruguai e o Centro e Nordeste da Argentina.

Temperaturas similares só foram registradas nas duas outras regiões mais quentes do mundo, na África subsaariana e na Austrália. No Rio Grande do Sul, a expectativa é que as temperaturas máximas cheguem perto ou até acima dos 40 °C em várias cidades, especialmente no Oeste. Confira abaixo o mapa divulgado pela Universidade de Maine.

Massa de ar quente é responsável pelo calor intenso no Rio Grande do Sul

Reprodução: Climate Change Institute / University of Maine

Segundo o relatório divulgado pela MetSul Meteorologia, o aumento drástico das temperaturas no Rio Grande do Sul é resultado de uma grande massa de ar quente que tem afetado o sul da América Latina. De acordo com a empresa, uma bolha de calor se instalou na região, entre o Uruguai e a Argentina. O fenômeno é resultado de uma área de alta pressão que prende o ar quente na atmosfera.

Além das altas temperaturas, o estado está passando por um período extremamente seco, com umidade relativa do ar chegando a níveis desérticos. Na Austrália, que passa está lidando com condições de temperatura similares, a situação é comum nesta época do ano, devido à grande área desértica presente no país. Já em Buenos Aires, na Argentina, a onda de calor levou a recordes históricos de temperatura.

A situação deve agravar na terça-feira, com expectativa de mais municípios com máxima de acima de 40 °C. A recomendação das autoridades para o período é se proteger do calor e se manter sempre bem hidratado.