Férias acabando! Veja dicas de como economizar na compra de material escolar
Com a nova virada de ano, os pais com filhos em idade estudantil enfrentam desafios relativos à lista de materiais escolares ano a ano, cada vez mais extensa. Entre gastos já existentes como IPTU e IPVA, um bom planejamento financeiro é imprescindível para evitar estresses futuros.
Dicas para economizar na compra do material escolar
O educador financeiro Matheus Machado explica que certas dicas podem fazer toda a diferença. Primeiramente, é recomendável fazer a compra à vista quando possível, de modo a aproveitar descontos e evitar uma despesa estendida ao longo do ano. Ele acrescenta que essa mesma estratégia pode ser aplicada através do cartão de crédito, desde que o usuário tenha consciência e capacidade de quitar o valor total quando o débito chegar.
Outro ponto-chave no início do ano é entender o quanto se gasta e o quanto se ganha. Adicionalmente, Matheus aponta para a importância de economizar ao menos uma porção do 13º para este período. “Não adianta nada chegar no fim do ano, receber o dobro do salário, apenas para gastá-lo com despesas irrelevantes e coisas supérfluas”, afirma.
A importância da pesquisa e comparação de preços
A pesquisa e comparação de preços em diferentes plataformas são ações fundamentais na economia para a aquisição do material escolar. Antes de sair em disparada pelas ruas em busca da papelaria mais barata, Matheus sugere uma busca online para comparação de preços entre pelo menos dois ou três sites diferentes.
Em relação ao método de ir de loja em loja buscando comprar apenas o item mais barato de cada, ele só funciona se os estabelecimentos forem próximos uns dos outros, caso contrário, o consumidor pode gastar mais do que economiza ao se deslocar até esses locais.
Para a compra de mochilas, o especialista recomenda evitar lojas tradicionais deste tipo de produto. Portanto, os pais podem driblar o aumento da lista de material escolar adotando um planejamento cuidadoso, pesquisando preços e buscando métodos alternativos para realizar as compras. Seguir estes passos não só poupará tempo, mas também aliviará o bolso.