Lucro do FGTS é liberado. Saiba quando você pode sacar

0

A Caixa Econômica Federal anunciou que já efetuou os depósitos referentes ao lucro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) do ano de 2021.

Ao todo, foram repassados R$ 8,13 bilhões às contas vinculadas aos cidadãos que possuem direito ao benefício.

Todos os trabalhadores que tinham contas ativas ou inativas do FGTS tem direito a esse dinheiro, mas deviam estar como saldo positivo na data de 31/12/2021.

O que é o FGTS?

Como o nome sugere, o FGTS é um fundo constituído para cada trabalhador da Caixa Econômica Federal, e o empregador (empresa) deposita nele um determinado percentual do salário total mensalmente.

O fundo pode ter várias contas: uma conta ativa refere-se ao emprego atual dos trabalhadores e outras contas inativas referem-se a empregos anteriores.

Quem tem direito ao FGTS?

O FGTS é direito de todo trabalhador, trabalhador rural, doméstico, temporário, autônomo, trabalhador açafrão (trabalhador rural que trabalha apenas na safra) e atletas profissionais cadastrados no sistema CLT.

Como consultar o lucro do FGTS

Para verificar o saldo da sua conta no FGTS, o trabalhador deve baixar o aplicativo do FGTS, que é disponível para Android e IOS.

Também é possível verificar a situação do trabalhador diretamente no site da Caixa Econômica Federal, ou pelo Internet Banking da Caixa.

Se você deseja verificar o saldo de forma presencial, basta se dirigir a uma unidade de atendimento da Caixa, portando seu comprovante de identidade e um documento oficial com foto.

Regras para saque do FGTS

O dinheiro do lucro do FGTS cai automaticamente na conta a qualquer momento. Não é possível realizar o saque de forma manual.