Mudanças no Plano Diretor? Prefeitura de Porto Alegre retoma processo de revisão neste sábado

0

“Diagnóstico POA 2030” atividade ocorre na Câmara Municipal, das 9h às 12h. O prefeito Sebastião Melo e o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, participam da abertura oficial, às 9h.

Neste sábado, 6, uma nova fase do processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) terá início. Com foco na participação da população nas decisões sobre o planejamento da cidade, a atividade ocorre na Câmara Municipal, das 9h às 12h, com a exposição intitulada “Diagnóstico POA 2030”.

A exposição permitirá interação do público por meio de manifestação por escrito nos mapas e é aberta à participação de todos os interessados. Os visitantes poderão ver a cidade representada em 40 painéis. A exposição permanece na Câmara até o dia 10 de agosto, com a presença de um facilitador da Smamus entre 9h e 15h.

“Neste evento, vamos anunciar o calendário das oficinas nas regiões de planejamento, que acontecem em agosto e setembro, e o início da consulta pública virtual para que todos os moradores possam dar suas contribuições”, destaca o titular da Smamus, Germano Bremm.

A consulta on-line tem como objetivo recolher contribuições sobre os principais problemas, as potencialidades e as questões prioritárias identificadas pelos cidadãos. “Todas as contribuições serão analisadas e incluídas na formulação das propostas que servirão de base para revisão do Plano Diretor”, explica Patrícia Tschoepke, a diretora do Planejamento Urbano.

O projeto de lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental será encaminhado aos vereadores até agosto de 2023. Até lá, estão previstos diversos momentos com ampla participação dos cidadãos, como oficinas regionais, oficinas temáticas, conferência e audiência pública.