Nova sede do Executivo no Centro Histórico reúne nove órgãos; Entenda a mudança

0

O Centro Administrativo Municipal (CAM) da Prefeitura de Porto Alegre está funcionando em um novo local onde foi realizada a inclusão de nove órgãos públicos. 

A nova sede localizada na rua General João Manoel, 157, no Centro Histórico conta com os gabinetes do prefeito Sebastião Melo e do vice Ricardo Gomes.  

O Paço Municipal, situado na Praça Montevidéo, passará a abrigar o Museu de Arte de Porto Alegre, e o prédio da prefeitura, localizado na rua Siqueira Campos, nº 1.300, seguirá com as funções de atendimento ao público. 

A mudança nos setores visa, além da economia com aluguéis, proporcionar uma melhoria na qualidade de atendimento à população, assim como valorizar o Centro Histórico. Para o vice-prefeito Ricardo Gomes, a alteração será muito positiva para a cidade. “A mudança da nossa sede administrativa traz muitos ganhos. Iremos economizar nos aluguéis dos prédios e podemos investir esses valores naquilo em que a cidade precisa. Com a centralização dos serviços, ganhamos agilidade e eficiência no nosso trabalho”, comentou. 

As pastas serão transferidas de forma gradativa, sendo que a primeira mudança de endereço foi a da Secretaria de Obras e Infraestrutura, realizada em março. As pastas de Parcerias; Planejamento e Assuntos Estratégicos; gabinetes de Comunicação Social; Primeira-Dama, Causa Animal e Junta Militar também já operam no novo endereço. O próximo órgão a ser transferido será a Secretaria Municipal de Governança e Coordenação Política. O Gabinete de Inovação deve ser instalado no prédio até o fim do ano. 

A cerimônia de entrega do prédio histórico localizado no Paço dos Açorianos à Secretaria Municipal da Cultura foi realizada no dia 26 de março, feita como parte das festividades em alusão aos 250 anos da Capital. O espaço, que será transformado no Museu de Arte de Porto Alegre, já abrigava, desde 1901, obras de arte que atualmente estão tombadas na Pinacoteca Aldo Locatelli.