Passageiros pulam catraca da Estação República neste domingo, alega MPL
Passageiros que iriam embarcar em trens na plataforma da Estação República, da Linha 3 -Vermelha, pularam catracas e embarcaram sem pagar a tarifa de R$ 3, na noite deste domingo, 18, em São Paulo. De acordo com o Movimento Passe Livre, o ato se deu no momento em que diversas pessoas voltavam para casa depois dos shows da décima edição da Virada Cultural.
Ainda de acordo com o relato do MPL, principal articulador das manifestações que conseguiram reduzir em R$ 0,20 as tarifas de ônibus e Metrô em junho de 2013, os populares gritavam “ei Fifa, paga minha tarifa”, enquanto pulavam as catracas.
O ato de pular a catraca teria sido em repúdio a falta de estrutura do Metrô em comportar passageiros que queriam voltar para casa. Por outro lado, passageiros que estavam na estação alegam que o próprio Metrô solicitou que pulassem as catracas devido o número de pessoas que estavam no local. A medida seria pra desafogar a plataforma de embarque, que tinha idosos e crianças.
Em texto publicado pelo MPL em sua página no Facebook, há uma relação indireta com a busca do movimento, que é pela tarifa zero no transporte público. “Pulando as catracas em massa, a população faz acontecer na prática – pela ação direta – a Tarifa Zero. Transformando a humilhação coletiva em revolta, a população assume por um momento o controle do seu transporte e viaja sem pedir licença ao lucro de qualquer empresário”.
A assessoria de imprensa do Metropolitano foi procurada, mas não havia respondido até a publicação da matéria.
