Prefeitura de Porto Alegre irá mudar de endereço, veja como será o novo prédio

0

A mudança da Prefeitura de Porto Alegre já começou, e continuará a ser implementada gradualmente entre junho e agosto deste ano.

A sede recebe o nome de Centro Administrativo Municipal, e as secretarias do município irão se centralizar nos 18 andares do antigo Edifício Habitasul, localizado na rua General João Manoel.

Foi por meio de um acordo de negociação de dívidas com a Habitasul que a administração da cidade garantiu o novo espaço no centro histórico de Porto Alegre.

De acordo com o vice-prefeito, Ricardo Gomes, “A Prefeitura ganha, tanto em economia de aluguel e condomínio quanto na centralização dos serviços, e a cidade recebe um verdadeiro presente em seus 250 anos”.

Andamento da mudança

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura já ocupa três andares do edifício, sendo eles o 6°, 7° e o 8°. A mudança já está quase completa, e deve finalizar no fim de maio.

Além disso, no local já se encontram grande parte dos mobiliários dos gabinetes do prefeito, vice-prefeito e da Secretaria de Parcerias. Assim como os gabinetes da primeira dama, da causa animal e a sede da Guarda Municipal, todos devem começar a operar no dia 1° de junho.

Ao longo do mês de junho, julho e agosto, chegarão ao prédio a Junta de Serviço Militar, o Gabinete de Comunicação Social e Secretaria de Governança, a Secretaria de Planejamento e, por último, a Secretaria de Segurança.

O 18° e último andar será reservado para um espaço com auditório e local para reuniões, ainda sem data definida para entrega. No 11° andar, secretários que não possuem sede no edifício irão dispor de uma reserva técnica e gabinete.

O prédio ainda conta com refeitório, espaço de convivência, terraço, edifício-garagem com 50 vagas e quatro elevadores. A estimativa é de que 600 servidores exerçam suas funções no novo espaço.

Paço Municipal

A antiga sede da Prefeitura, o Paço Municipal, se tornará no Museu de Arte de Porto Alegre. O prédio centenário, construído em 1901, foi entregue à Secretaria Municipal da Cultura no dia 26 de março deste ano.