Procon Porto Alegre conta com apoio de empresa de telefonia para resolver reclamações de forma imediata

0

A partir de julho, o Procon Porto Alegre contará com uma atendente fixa da Tim para atendimento ao consumidor.

A definição ocorreu por meio de reunião nesta última segunda (20) com o diretor do órgão municipal, Professor Wambert Di Lorenzo.

O objetivo é proporcionar um melhor atendimento ao consumidor, visto que as operadoras de telefonia possuem grande demanda de reclamações.

A Tim une-se às outras companhias de telefone que já prestam esse serviço na sede do Procon Porto Alegre, localizado na Rua dos Andradas, 686, no Centro Histórico.

Como realizar uma denúncia ao Procon de Porto Alegre?

As reclamações podem ser feitas através do telefone 156 ou pelo preenchimento do formulário eletrônico do site: https://prefeitura.poa.br/procon/reclamacao.

Veja algumas orientações do órgão para o preenchimento do formulário:

  • Preencher o formulário completo, identificando sempre a empresa/fornecedor e seu respectivo endereço;
  • Descrever, em detalhes e em ordem cronológica, o que gerou a insatisfação, os contatos já realizados, protocolos existentes, e demais procedimentos já efetuados;
  • Juntar comprovante de residência e documentos relacionados a sua demanda (contratos, nota fiscal, fotos, e-mails, mensagens, etc).

Assim que enviar o formulário, o cidadão recebe um protocolo e será informado sobre o andamento da solicitação através do e-mail.

A solução pode ocorrer de imediato (no mesmo dia) ou levar, em média, até 30 dias após a formalização da reclamação, nos casos em que a empresa/fornecedor apresenta uma solução e concorda com a conciliação.

Caso contrário, é determinada a abertura de processo administrativo. Durante o processo, ainda é possível solucionar o problema através de conciliação.

Há atendimento presencial?

Sim, o Procon Porto Alegre realiza atendimento presencial, na Rua dos Andradas, 686, Centro Histórico. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 9h às 17h.

O órgão recomenda o agendamento eletrônico prévio através do site: https://agendamento.procempa.com.br/?orgao=PROCON.

O consumidor, ao comparecer na sede do Procon, precisa estar munido de RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, com a seguinte documentação:

  • Pedido; nota fiscal ou cupom fiscal; contrato; conta/fatura reclamada;
  • Comprovante de pagamento ou boleto bancário;
  • Protocolos de reclamação;
  • Procuração para representante legal (se for o caso).

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com o número (51) 3289-1774. Atenção: através desse canal não são registradas denúncias e/ou reclamações.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre