Região Sul registra: neve, caminhão tombado pelo vento e alerta de muito frio.

0

A frente fria intensa desses últimos dias causou transtornos no sul do Brasil. Além da neve e sensação térmica negativa, teve caminhão tombado devido a fortes ventos que atingiram mais de 100 km/h na Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina. 

Transtornos causados pela neve

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a cidade mais fria foi São José dos Ausentes (RS) com – 2°C de temperatura e – 20°C de sensação térmica. Com temperaturas negativas, nevou na cidade na madrugada do dia 18. Além de São José dos Ausentes, a neve atingiu outros municípios, assim como Cambará do Sul, na serra Gaúcha, assim como em algumas cidades de Santa Catarina.

O frio extremo causou transtornos na região. Algumas estradas foram fechadas, escolas ficaram sem aula e cerca de 200 mil pessoas sem energia elétrica.

Ventos que atingiram 70 km/h destelharam um hospital em Tamandaré (RS). Apesar do susto, ninguém ficou ferido e os pacientes foram realocados dentro do próprio hospital.

Caminhão tomba na Serra do Rio do Rastro

Na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, os ventos chegaram a 150 km/h e tombou um caminhão que estava parado ao lado de um posto da Polícia Rodoviária. O motorista que estava dentro do veículo no momento do incidente não se feriu.

A Polícia Militar flagrou o momento em que o vento tombou o caminhão:

Além das fortes rajadas de vento causadas pela passagem do ciclone Yakecan,  a Polícia Militar teve que jogar sal na estrada que liga Urubici a São Joaquim para derreter o gelo na estrada.

Santa Catarina deve ter ondas de até 5 metros

Com a passagem do ciclone, a previsão é de que o mar de Santa Catarina fique agitado nos próximos dias com ondas de até 5 metros no litoral sul e na região de Florianópolis. O alerta foi dado pela Defesa Civil do estado. O litoral norte deve ter ondas de até 2,5 de altura.