Termina dia 04/05 o prazo para regularizar o título! Veja como fazer isso pela internet

0

Os cidadãos brasileiros têm até a próxima quarta-feira (04) para regularizar, transferir ou obter o Título de Eleitor a tempo das eleições de 2022.

Durante este prazo, eleitores poderão acertar pendências como multas, transferir o domicílio ou zona eleitoral e obter a 1ª via do documento, no caso dos adolescentes que completam 16 anos até o primeiro turno.

O processo pode ser feito de forma totalmente digital através do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Pelo portal também pode ser feita uma rápida consulta à sua situação eleitoral e verificar alguma pendência.

Como regularizar o Título de Eleitor pela internet

O portal do TSE é bastante intuitivo, basta acessá-lo e clicar na opção que melhor lhe contempla, entre: como tirar seu título; como regularizar seu título; como transferir seu título, etc.

Ao clicar em uma das opções, o cidadão terá uma explicação detalhada e o link para acessar a página do Título Net para a função desejada. Ao clicar e ser direcionado, o sistema explica as regras sobre como é feito o processo e indica os documentos que serão solicitados.

Geralmente, é necessário uma selfie segurando um documento de identificação, foto do comprovante de residência e frente e verso do documento de identificação. O andamento do processo e o acesso ao documento podem ser feitos através do app e-Título.

Até o fim do prazo, que acontece no dia 4 de maio, pessoas travestis ou transexuais também poderão solicitar o uso do nome social no documento.

Incentivo aos jovens

Foram mais de 100 mil emissões da 1ª via para jovens entre 16 e 17 anos entre janeiro e fevereiro deste ano. Por meio de diversas campanhas, o TSE intensificou os esforços para incentivar o público jovem a exercer o direito à democracia.

O movimento foi aderido por diversos artistas e influenciadores digitais, que através de seus perfis nas redes sociais, incentivaram os adolescentes a emitirem seu Título de Eleitor através do Título Net.