Valor praticado na gasolina ultrapassa o esperado e chega à 8,99 por litro

0

O valor médio da gasolina bate recorde pela quarta semana seguida e chega a R $7,295, o valor mais alto do combustível foi registrado na cidade de Tubarão, Santa Catarina, com o preço do litro da gasolina a R $8,99. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)que mede o preço da gasolina em todo País. O valor superou o recorde anterior medido em março, que foi de R$ R $7.283.

Esse valor é o maior registrado pela ANP desde o ano de 2004. Dos 5.146 postos pesquisados pelo instituto, a capital com o menor preço registrado foi Macapá (AP), com o litro da gasolina custando R $6,870.

Entenda a escalada de preços do combustível

Nos últimos anos, o cidadão brasileiro vem sofrendo com a alta constante nos preços da gasolina. Essa disparada no valor do combustível é consequência da política de Preços de Paridade de Importação (PPI) adotada pela Petrobras desde outubro de 2016.

Nessa modalidade, a estatal atrela o preço dos combustíveis ao mercado internacional. Por isso, a variação do dólar influencia no preço dos combustíveis. Ou seja, dólar mais alto, preço da gasolina aumenta.

Apesar do modelo de cálculo ter aumentado o preço dos combustíveis, ele trouxe resultados positivos para a Petrobras. A estatal conseguiu superar a crise dos últimos anos e já registra lucros, tendo alcançado um lucro líquido de cerca de R $42 bi somente no segundo trimestre de 2021.  

Presidente  da República critica política de preços da Petrobrás

O presidente Jair Bolsonaro declarou em live na última quinta-feira (5) que a Petrobras estaria lucrando com a pandemia e a guerra na Ucrânia. Na visão do presidente, esses reajustes constantes podem quebrar o país. 

Um dia após a declaração, o presidente da Petrobrás, José Mauro Ferreira Coelho, divulgou o balanço dos últimos resultados da estatal com um lucro de 44 bilhões no primeiro trimestre do ano.