Você sabe qual cidade do Rio Grande do Sul é a capital nacional dos Free Shops?

O município, localizado no Rio Grande do Sul, junto à fronteira fluvial com Argentina e Uruguai, é a capital nacional dos Free Shops e tem nove lojas francas em funcionamento.

Na rota do Mercosul, a cidade se encontra em uma posição geograficamente privilegiada: está no meio do caminho entre Buenos Aires (Argentina) e Porto Alegre (Brasil), e Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai).

Uruguaiana é uma das cidades brasileiras nas quais o comércio local é bem desenvolvido. “Isso faz com que tenhamos ares de cidade interiorana, mas com comércio e serviços de grandes centros. O município tem ruas largas e arborizadas, traçadas no sentido norte-sul, além de estâncias que contam a história do nosso estado, vinícolas, queijarias e o pôr do sol mais lindo do interior do Rio Grande do Sul” – diz João Batista Saldanha, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uruguaiana (CDL).

O município gaúcho tem PIB de cerca de R$ 2,9 bilhões, sendo 52,6% do valor adicionado procedente do setor de serviços. Na sequência, aparecem as participações de administração pública (23,8%), agropecuária (23,8%) e indústria (9,6%).

Ao longo de 2021, 316 empresas foram registradas em Uruguaiana. Em 2022, até julho, já haviam sido realizados 189 registros. “Nos Free Shops, o faturamento de janeiro a junho de 2022 chegou a mais de U$ 8 milhões, representando 43% das vendas nesse modelo de loja no país. O número também registrou um aumento de 71% em relação ao mesmo período de 2021” – destaca o presidente da CDL Uruguaiana.